...e para mais alguém.

sábado

Um Conto para Si - Parte V



Nganupe ouvia os argumentos da tribo protestando lá fora e sentia o pronunciado e cauteloso silêncio de Bandu que não se manifestava por receio de não saber achar na mente forma de responder à turba acalorada. Entretanto nos braços da jovem deitada a Ngwami  descansava serenamente ,alheia ao além abraço de uma mãe ausente de alma .  Ma´wa estava de pé em guarda, escutando também  os outros que prosseguiam na batalha de palavras e razões.  Mas a velha mulher reagia consciente ao comando natural de uma matriarca que impunha-lhe a vontade mor de resguardar a descendência independentemente do grau, enquanto procurava discernir  por entre os gritos qualquer ameaça na intenção de quem os soltava na voz e preocupada tentava atribuir-lhes uma proveniência na forma de um rosto que pudesse reconhecer por entre todos os rostos com que lidou toda a vida. 
"- Matem-na! "
Ma´wa virou-se incrédula para a filha vincadamente oposta ao que ela manifestara friamente num grito abafado pelo cansaço e avançou para mais perto da filha tirana que soltava a angústia pela boca.
" - Matem-na ! "  - novamente pediu aos outros lá fora, desta forma mais aguda e sonante alarmando a velha . Ma´wa  reagiu como que se o grito de ordem de Nganupe lhe viesse cobrar um novo filho e para salvaguardar essa falsa e indirecta nascença apertou os braços longos e esguios em torno da face e dos lábios da filha que resistia a esse aperto do corpo envelhecido da mãe aflita. Nganupe apesar da convalescência de um parto era jovem e robusta , ao contrario da mãe que já não estava tão adornada de vida e juventude, embora fosse mesmo assim reconhecida pela sua força e carácter. Era uma verdadeira leoa ! E que agora em bom fim de investida dominava a garganta da filha, conquistando a continuidade do silêncio dentro da palhota . Depois de a acalmar pegou novamente na Ngwami e colocou-a nos braços  de Nganupe  contrariada em receber o fardo imposto e dorminte.  A jovem mãe continuou o pranto com o rosto molhado de onde as lágrimas caiam e vinham dar ao chão e retomou a moribunda explanação da infame sorte que teve .Pelo lamento manso reconheceu a aceitação à vontade da velha mãe em aceitar a filha branca e não mais falou, a gritaria lá de fora tomou-lhe o lugar da tristeza que apregoava momentos antes.


Continua....

6 comentários:

  1. Emocionei-me imenso, muito forte...

    ResponderEliminar
  2. Muito Bom!...Gostei imenso!...Aguardo expectante a continuação.

    ResponderEliminar
  3. Lena , em breve : "Um Conto para Si" parte VI . Obrigado por lerem . Estou-vos grato.

    ResponderEliminar
  4. Um conto excelente, ainda não li tudo mas até agora estou a gostar muito.

    ResponderEliminar
  5. "(...) a gritaria lá de fora tomou-lhe o lugar da tristeza que apregoava momentos antes."
    Quantas e quantas vezes o ruído impede a reflexão.

    ResponderEliminar